Na primeira postagem aqui de Viena, não sabemos se chegamos a passar a sensação de que nos sentíamos completamente perdidos. Além de estarmos em uma terra desconhecida para os três, havia a barreira da língua e, também, a já conhecida frieza do povo germânico.....Sem contar que, se não fosse a gentileza de uma moça que, graças a Deus, falava espanhol, não teríamos consegudo comprar o bilhete do metrô no qual nos AVENTURAMOS - sim, a palavra é essa mesma - a andar sem conhecer nadica de nada da cidade.
Mas isso já são águas passadas. Hoje, conseguimos comprar sozinhos os bilhetes do metrô - que, aqui, valem por 24 horas - e já estamos quase ficando "experts" em andar pelas estações - inclusive mudando de linha. É preciso admitir que o metrô de São Paulo é mais complicado - SEM CONTAR que as estações daqui são verdadeiros shopping centers! Resumo da ópera, acho que, se passássemos mais uns quinze dias aqui, daria até pra pensarmos em morar. Exageros à parte, é quase por aí!
Tivemos a sorte de encontrar, no hotel, um pessoal bem legal - principalmente a turma da noite - que nos entende bem (em inglês) e com quem, aliás, já aprendemos até algumas palavrinhas básicas do alemão. Ou seja, já não fazemos feio quando vamos a algum lugar.
Fora isso, agradecemos ao pai do Edu, todo dia, a chance que ele teve de aprender o inglês e o espanhol que sei hoje, pois são eles que, na hora H, nos salvam! Edu acha que vai voltar para o Brasil com vontade de fazer curso de outros idiomas, pois o pouquinho de cada um que ele "arranha" por aqui tem sido bem útil!
Hoje, fizemos um "city-tour" num ônibus sem capota (ou seja, deu pra fazermos uma bela filmagem do passeio que mostrou os principais pontos turísticos de Viena. Pelo fone de ouvido, dava até pra escolher o idioma do guia. Optamos, claro, pelo espanhol - até porque não há a opção para o português (o que nos leva a crer que a procura do turismo aqui ainda é bem fraca por parte dos brasileiros). Compreensível, o turismo aqui é CULTURAL - principalmente voltado para a música clássicae - e não de compras....O brasileiro em geral não tem um nível cultural compatível com o que o turismo oferece por aqui.....Uma pena.
Descobrimos uma pizzaria chamada LA FAVORITA, aqui pertinho do hotel....Hoje, almoçamos e jantamos lá. Um ambiente super acolhedor e a comida muito gostosa - tanto a pizza do jantar como o raviolli do almoço.
Fora isso, aqui, depois do Brasil, é a "terra do café". Pelo menos na Europa, pelo que sabemos, é difícil encontrar um café tão gostoso como o daqui. Tanto no hotel como nas cafeterias, o pessoal faz cada café DIVINO!
Assim como ontem, não sabemos o que faremos amanhã. Mas temos certeza de que será outro dia muito bom!
Nenhum comentário:
Postar um comentário